Quem passa o dia em uma cadeira de escritório, como eu já passei, sabe que elas são desconfortáveis e acabam com você antes do fim do dia. Atualmente eu só as uso para ficar no PC, mas isso não é motivo para não dar uma melhorada no sistema.
Recentemente, unindo minha falta de modos para sentar (eu caio na cadeira) com a falta de qualidade de nossos produtos, a cadeira que estava junto ao PC fio pro brejo. Resolvido a ter mais conforto coloquei mãos à obra. Primeiro comprei uma poltrona de Passat em uma sucata por módicos R$30,00. Qualquer banco em bom estado serviria, dependendo apenas do gosto do freguês. Minha escolha foi motivada pela nostalgia e pela cor do estofamento.
E reservei o pé da cadeira antiga, este aqui:
Que foi cortado para ceder partes da nova estrutura. Para os cortes usei uma esmerilhadeira Skil com disco de corte Alçar AB2:
A seguir peguei dois pedados de metalon (60mmX25mmX1mm) com 59cm de cumprimento cada e cortei um deles em dois, retirando 6cm para que um pé não ficasse maior que outro.
Em seguida fixei as partes em uma madeira confiavelmente plana para servir de gabarito e impedir que houvesse erros de prumo:
Feitas as soldas, reforcei o conjunto unindo as partes que haviam sido cortadas, e estavam presas apenas por solda, com uma cantoneira, de 13cm:
Só então pude soldar o tudo que foi aproveitado da cadeira antiga e serviria de suporte ao banco. O resultado final do pé ficou assim:
Tudo feito dei uma limpada com thiner 1101 e pintei usando tinta Decor Spray, da Colorgin, que em 10 minutos está seca à ponto de você manusear a peça normalmente. Muito boa, recomendo pra quem quer pintar coisas pequenas que não compensem ligar o compressor:
Em cada ponta foi instalada uma peça própria para acabamento, que se compra em lojas de material para móveis:
Do antigo pé foram retirados cinco pedaços de metalon com 25mmX24mmX2mm, quatro deles foram limpos, cortados e soldados para servirem de adaptador entre a furação da base da cadeira antiga e a do banco de carro:
O adaptador foi fixado ao banco com parafusos de aço para maior segurança e tudo foi lubrificado com graxa em spray da Würth para proteger da umidade. Esta peça pode ser vista já instalada aqui:
Aqui já da pra ver o resultado quase final:
Por fim as partes de ferro foram pulverizadas com óleo Rost Off também da Würth e as partes de curvim receberam uma dose generosa de vaselina líquida. Quinze minutos depois as partes mais ressecadas, pelo tempo e pela falta de cuidados, haviam absorvido completamente a vaselina para se reidratar:
O processo foi repetido mais duas vezes até que a absorção parasse. O excesso foi retirado com papel toalha e o trabalho estava terminado. Uma cadeira temática para quem, assim como eu, adora automóveis e quer sentir sem conforto mesmo em casa.