quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Óculos de Segurança mais Óculos de Grau

Segurança é fundamental, disso ninguém duvida, seja operando um torno grosseiro ou simplesmente dando acabamento em uma peça de artesanato. Nunca é demais se proteger, e os olhos são sempre as áreas mais críticas, tanto por estarem mais expostos quanto pela dificuldade de recuperação de lesões. Óculos de segurança são indispensáveis, mas se você, assim como eu, já está tendo problemas de DNA (data de nascimento antiga) e precisa usar óculos de grau, esbarra num problema. Fazer óculos de proteção com grau é caro, e dependendo do seu grau, passa a ser muito caro, ainda mais que para muita gente as lentes têm que ser trocadas a cada ano, pois o grau muda. Os óculos que eu uso são multifocais e foram pagos em várias prestações, eu os protejo como um templário protegeria o Santo Graal, sem chances de ainda mandar fazer mais um par.
A solução então é usar óculos de proteção por cima dos de grau, desses que você encontra em qualquer loja de ferramentas, que tem CA e ainda custa baratinho, já que é um item de sacrifício (quebrou, arranhou, bateu alguma coisa? Joga fora).

 

Mas veja o que aconteceu quando tentei fazer isso:


Isso mesmo, meus óculos de grau são mais largos que os de proteção. O que fazer, comprar outro modelo? Era viável, mas aí não renderia uma gambiarra pra postar aqui, então vamos dar nosso jeito.
Primeiro é necessário desmontar os óculos, isso é mais fácil que falar mal da política, basta desencaixar esse pininho na parte central que alente solta na sua mão.


E fica assim:


Pay attention ao bizú, cubra as lentes com fita crepe para que elas não arranhem:




De um lado e do outro, assim você pode manusear a lente com mais tranquilidade.
O próximo passo é marcar a área a ser cortada. "Mas Ronaldo, quanto eu tenho que cortar?", você me pergunta. Depende! "Do que?" Do modelo dos seus óculos. Cada armação tem um tamanho e formato, você precisa colocar seus óculos junto aos de segurança e ver onde e quanto terá que ser cortado, aí cada caso será um caso.
Mas vamos ao meu exemplo, eu fiz a marcação com a sempre útil caneta para CDs, depois com o auxílio da minha Mini Serra Circular de Bancada (clique no link para conhecer) fiz dois cortes nas áreas demarcadas. 


Removi os excessos e dei acabamento com uma lima fina.



Pronto, colocada a lente de volta à armação, ficou assim:



E os óculos de grau encaixaram perfeitamente, ficando na distância ideal das lentes plásticas.


Caso você esteja se perguntando se a abertura não é um risco de entrada de corpos estranhos e que a proteção dos óculos tenha sido perdida, a resposta é não. Veja mais de perto, as hastes dos óculos de grau tampam bem a abertura tanto quanto dos lados, afinal esse modelo de óculos não é hermético.


Bem, espero que tenham gostado, voltei a postar, como havia prometido, mas ainda é uma coisinha simples, como eu já tinha dito. Com o tempo começarei a fazer coisas mais elaboradas.
 Agradeço e deixo um abraço à todos aqueles que não desistiram e continuam visitando o Blog, e também aos novos visitantes, fica sempre de pé o convite para que voltem sempre, e deixar comentário, perguntas, ou simplesmente um alô. Até a próxima.


That's it, hope you enjoy and feel free to leave comments and opinions. And do not forget to say your name, so I can better understand visitors.

Muito tempo sem postar

Na verdade, sem postar e sem responder às perguntas dos velhos e novos amigos visitantes. Que vergonha!


Mas acreditem, não foi por querer, é que muita coisa aconteceu ao mesmo tempo e acabei sem tempo para me dedicar ao Blog, e como não consigo fazer as coisas mal feitas, nem pela metade, acabei deixando para depois, sempre esperando um dia de folga, dia esse que nuca chegava.
Mas chegou, agora com a chegada do final do ano as coisas ficaram um pouco mais tranquilas e deu pra (re)aparecer, já respondi a algumas perguntas e vou colocando tudo em dia aos poucos. Já tenho coisas novas para postar, são meio simples, mas feitas de coração.
Então vamos lá, Esses Homens Criativos e Suas Gambiarras Maravilhosas está de volta à ativa!