sábado, 30 de abril de 2011

Cadeira Automobilística para o PC

Quem passa o dia em uma cadeira de escritório, como eu já passei, sabe que elas são desconfortáveis e acabam com você antes do fim do dia. Atualmente eu só as uso para ficar no PC, mas isso não é motivo para não dar uma melhorada no sistema.
Recentemente, unindo minha falta de modos para sentar (eu caio na cadeira) com a falta de qualidade de nossos produtos, a cadeira que estava junto ao PC fio pro brejo. Resolvido a ter mais conforto coloquei mãos à obra. Primeiro comprei uma poltrona de Passat em uma sucata por módicos R$30,00. Qualquer banco em bom estado serviria, dependendo apenas do gosto do freguês. Minha escolha foi motivada pela nostalgia e pela cor do estofamento.


E reservei o pé da cadeira antiga, este aqui:


Que foi cortado para ceder partes da nova estrutura. Para os cortes usei uma esmerilhadeira Skil com disco de corte Alçar AB2:


A seguir peguei dois pedados de metalon (60mmX25mmX1mm) com 59cm de cumprimento cada e cortei um deles em dois, retirando 6cm para que um pé não ficasse maior que outro.
Em seguida fixei as partes em uma madeira confiavelmente plana para servir de gabarito e impedir que houvesse erros de prumo:


Feitas as soldas, reforcei o conjunto unindo as partes que haviam sido cortadas, e estavam presas apenas por solda, com uma cantoneira, de 13cm:


Só então pude soldar o tudo que foi aproveitado da cadeira antiga e serviria de suporte ao banco. O resultado final do pé ficou assim:


Tudo feito dei uma limpada com thiner 1101 e pintei usando tinta Decor Spray, da Colorgin, que em 10 minutos está seca à ponto de você manusear a peça normalmente. Muito boa, recomendo pra quem quer pintar coisas pequenas que não compensem ligar o compressor:


Em cada ponta foi instalada uma peça própria para acabamento, que se compra em lojas de material para móveis:


Do antigo pé foram retirados cinco pedaços de metalon com 25mmX24mmX2mm, quatro deles foram limpos, cortados e soldados para servirem de adaptador entre a furação da base da cadeira antiga e a do banco de carro:


O adaptador foi fixado ao banco com parafusos de aço para maior segurança e tudo foi lubrificado com graxa em spray da Würth para proteger da umidade. Esta peça pode ser vista já instalada aqui:


Aqui já da pra ver o resultado quase final:


Por fim as partes de ferro foram pulverizadas com óleo Rost Off também da Würth e as partes de curvim receberam uma dose generosa de vaselina líquida. Quinze minutos depois as partes mais ressecadas, pelo tempo e pela falta de cuidados, haviam absorvido completamente a vaselina para se reidratar:


O processo foi repetido mais duas vezes até que a absorção parasse. O excesso foi retirado com papel toalha e o trabalho estava terminado. Uma cadeira temática para quem, assim como eu, adora automóveis e quer sentir sem conforto mesmo em casa.

11 comentários:

  1. exelente ideia ,eu tambem planejo fazer algo similar com um assento esportivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, se fizer e quiser mostrar aqui, é só mandar as fotos que eu publico. Também temos o espaço para as gambiarras dos leitores.

      Excluir
  2. Como ficou o ponto de equilíbrio dela ?consegue regular a inclinação ? eu tenho algumas poltronas do Peugeot 206 e estou afim de fazer esse procedimento quais foram os metais que foi usado para fazer os pés mesmo, não conheço muito de ferro sei soldar mas sou meio leigo nesse assunto, mas solda eu sei fazer rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Háron, o ponto de equilíbrio dela ficou muito bom, deixei o centro de gravidade mais para a frente, assim consigo jogar bastante peso para trás com segurança. Para a frente ela não inclina muito porque nessa situação eu estou com os pés no chão. Regular a inclinação até dá, mas até certo ponto, porque a cadeira não está com a ferragem 100%. Sabe como é, ela já tem uns 30 anos, o mecanismo que regula a inclinação está prejudicado e eu não quero mexer na forração para consertar algo que eu nem uso tanto. Mas se a suia cadeira é nova, então recomendo que a escolha do ponto de apoio seja feita com ela nas duas posições, sentado corretamente e completamente reclinado.
      Quanto aos pés, foram feitos com esses perfis de aço comuns, desse tipo que se usa para grades e portões, você compra em casas que fornecem material para serralheiros, e não custa caro. O problema é que as peças normalmente tem, se não me engano, seis metros, então você tem que perguntar antes se eles vendem em pedaços menores.
      Quanto às medidas, as que eu usei, e que estão descritas no texto, deram um bom resultado, então a menos que você seja muito alto ou gordo, não tem necessidade de usar um material mais reforçado.
      Ah, e se quiser fotografar o passo a passo da sua gambiarra e mandar aqui pro blog, pode mandar, ficarei muito feliz em publicar uma trabalho do leitor.
      Um abraço.

      Excluir
  3. muito boa ideia amigo ficou show,comprei um banco de uno dos novo paguei uma bagatela de 150 reais,to pensando em fazer uma pra min tbm mas preciso saber se da pra inclinar ela bem e se aguenta eu e minha namorada emcima sem q elavire pra tras,oq vc recomenda em relacao aos pes fazer igual o seu ou fazer um com 5 pontas com esse mesmo ferro q vc usou espero sua resposta abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para aguentar duas pessoas recomendo não só material mais robusto, como soldas mais caprichadas e não cometa o mesmo erro que eu. Use rodízios fortes. Quando minha cadeira foi exigida a aguentar duas pessoas foram os rodízios que cederam. O pé pode ser de quatro ou cinco pontas, desde que seja material forte. Quanto à virar, isso você terá que estudar na hora de acoplar o banco ao pé, e cada caso é um caso, você precisa achar o centro de gravidade ideal para que o banco não tombe para trás com facilidade e nem penda para a frente. No meu caso foi fácil de encontrar o ponto ideal, não é nenhum bicho de sete cabeças.
      Um abraço.

      Excluir
  4. creio que seria mais fácil adaptar os pés sem rodinhas, botar 4 pé normal, talvez de madeira mesmo, seria mais fácil
    vou procurar saber se alguém consegue fazer isso por um preço legal aqui na cidade kk

    ResponderExcluir