domingo, 5 de junho de 2011

Ventilador XG


Animado pela criação do amigo Andrei (um dos poucos que me defendeu), e esbaforido de calor (fiz essa gambiarra no verão), resolvi também fazer meu próprio ventilador XG. No início era pra ser uma coisinha bem simples, tipo um ventilador velho pendurado na parede. Mas ao contar pra patroa porque eu estava chegando em casa com uma hélice enorme embaixo do braço, ela sugeriu que o aparelho tivesse um acabamento mais apresentável, pois assim poderíamos usá-lo dento de casa, e não só na oficina. Como eu não sou doido de contrariar a meritíssima, mudei os planos.

Tudo começou com uma hélice bem ajeitada dando bobeira na minha frente em plena sucata. A menina que toma conta de lá (filha do dono) é gente boa demais, e não quis me cobrar pela hélice, embora eu não nem de longe um bom cliente.



  
E um motor de WEG 1/4 de tanquinho, comprado na mão do carroceiro por “dérreal”.



Tudo preso à bancada, fiz um teste preliminar e ventou bem, embora o capacitor de partido estivesse ruim. Mas eu tinha à mãos um de 22µf (o original era de 20µf) que funcionou perfeitamente.




Já que ele não seria mais um objeto perdurado no teto, tive que improvisar uma caixa. No quintal havia um depurador Suggar que não tinha mais planos de voltar à parede, então foi ele mesmo.



Primeiro tirei a turbina e guardei para o futuro, depois abri na parte de cima uma janela pouco maior que o diâmetro da hélice.



A grade original dele, que sustentava a manta, foi mantida, mas puxada mais para trás e fixada com parafusos.  



Para suportar o motor com firmeza fiz um “H” de madeira, poderia ter sido com metalon, mas o que eu tenho está acabando, então variei um pouco.




Uma montagem prévia pra ver se estava tudo ok e ficou assim:



Decididas as formas, limpei, lixei e dei um fundo em todas as partes de aço e madeira:



Depois, com a pistola de pintura, apliquei esmalte sintético Suvinil na cor azul geladeira (também chamado de azul calcinha ou azul fusquinha). A hélice não foi pintada, só estava secando do banho.



Claro que o motor também levou um trato:



Finito! Ele ficou assim:



E de costas:



Para facilitar o transporte foi instalada uma alça dessas usadas em movelaria. Tive o cuidado de fazer o PBC e achar o centro de equilíbrio para ela.



O interruptor e os acabamentos são originais do depurador, só foram pintados com esmalte sintético prata.




Um detalhe do motor:



E ele pronto:




E ele ao lado do Arno 30cm, que apesar de ser Arno, não me deixa na mão desde 1993.



Como todos notaram, ele ainda está sem a grade da frente, mas isso será providenciado em breve, como não temos crianças em casa, não há riscos. Minha maior preocupação era a hélice sugar alguma coisa que estava atrás dela, o que quase aconteceu com uma lata de refrigerante vazia que estava na bancada. Aliás, a força dele é tamanha que originalmente o gabinete estava apoiado em pés de borracha, mas quando eu ligava o motor, o forte empuxo, aliado ao pouco peso e centro de gravidade alto, o faziam cair para trás.

Nem vale a pena colocar a lista de custos, já que tudo estava à mão, menos a hélice e o motor, mas isso já foi falado no texto.
O desempenho ficou ótimo, mas o barulho é que está acima da média do conforto. E mesmo que todos saibam o que faz um ventilador, independente do tamanho, fiz um pequeno vídeo, só pra florear o blog:


18 comentários:

  1. Parabéns pela criatividade, o blog é muito interessante!, às vezes me aventuro em fazer algumas gambiarras também, (não de maneira profissa como a sua hehe!).

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Opa, um colega fazedor de gambiarras? Seja bem vindo, caso queira mostrar alguma coisa sua por aqui, será muito bem vindo, o espaço está aberto.
    Profissionais? Que nada, eu só tinha tempo sobrando e paciência. Além do que, fazer essas coisas, pra mim, é um prazer e um passa tempo.

    ResponderExcluir
  3. Também gosto de inventar minhas coisinhas...

    Olha eu que procurava um túnel de vento um dia desses !!!

    Parabéns pelas idéias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, um túnel de vento já não é tão simples assim por caus da da hélice. la teria que ser muito grande, fora dos padrões que temos facilidade de encontrar no comércio. Fazer uma em casa é difícil pela questão do balanceamento, que precisa ser muito preciso. Usar uma hélice pequena e aumentar a velocidade é perigoso e ineficiente porque com u aumento de velocidade a força centrífuga deforma as pás e faz com que o passo diminua e elas percam eficiência. Uma alternativa seria fazer uma parede de ventiladores trabalhando em conjunto, mas isso vai depender de quanto vento você precisa.

      Excluir
  4. Puxa vida achei professor pardal rsrsrsr! cara seu blog é show ,tb gosto de aventurar com tudo as vezes nem tudo sai como deveria mais vamo tentando! Parabéns fico show ,O melhor de todos foi a pontiadeira muito massa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maikoto, obrigado. Olha, eu sempre digo que tudo dá certo, mesmo se o seu invento não funcionou, pelo menos ele te mostrou como não fazer da próxima vez. Eu também já fiz muita coisa que não deu certo, mas essas não vieram parar no blog, claro.
      Bom saber que você também faz as suas gambiarras, se quiser mostrar alguma delas o blog estará sempre aberto.
      Um abraço.

      Excluir
  5. Ficou estiloso o ventilador ! Para diminuir o ruído talvez resolvesse colocar uns calços de borracha na fixação do motor na base de madeira.
    Gostei ! Você é um Mestre na Arte da Gambiarra !

    Newton Almeida
    http://gambiarranewtonalmeida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. ficou da hora o ventilador =), vai ai uma ideia, se coloca-se um potenciômetro no motor para regular a velocidade?

    ResponderExcluir
  7. Muito o seu blog. Cheguei até ele por acaso e estou fuçando ao máximo. Se possível gostaria que você me informasse como é feita a fixação da hélice ao eixo do motor.
    Agradeço.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a idéia, parabens - mas o lance do potenciometo que o amigo acima falou não funciona, teria que fazer um circuito pra isso , mas é facílimo de achar na net.

    ResponderExcluir
  9. Será que um motor desses consegue tocar uma mini serra circular de bancada pra cortar madeirinha de até 1,0cm ?! o que me diz. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  10. é vc colocar um dimmer nele pra poder diminuir a velocidade, dai ele n faz tanto barulho

    ResponderExcluir
  11. Uma dica para reduzir o barulho seria improvisar um anel dentro da caixa, em torno da hélice, ele ajudaria a redirecionar o vento que escapa pelas laterais, melhorando a eficiência, e reduzindo o ruído.

    ResponderExcluir
  12. FAZ UMA COM MOTOR DE VENTOINHA DE RADIADOR DE CARRO , SÓ DAI VC DEVE COMPRAR UMA FONTE CHAVEADA 12V 20 AMPERES
    MUITO LEGAL SUA INVENÇÃO , EXEMPLO PARA MUITAS PESSOAS USAREM A CRIATIVIDADE

    ResponderExcluir
  13. OI AMIGO> ( NEM CONHEÇO CARA E JÁ TOMO A LIBERDADE DE O CHAMAR DE AMIGO ) MAS,AMIGO, JÁ ENCOMENDEI UM MOTOR DE TANQUINHO,PARA ( TENTAR )FAZER UM TORNO DE MADEIRA. MAS VOU MUDAR MEUS PLANOS,E VOCE É O CULPADO,KKKK. DEPOIS FAÇO O TORNO. RECEBA UM ABRAÇO E DEUS O ABENÇOE. OBS: CONTINUE NOS PRESTIGIANDO COM SUAS IDÉIAS,JÁ QUE A MINHA É SÓ COPIAR A SUA .
    ( HELBER )

    ResponderExcluir