sábado, 11 de junho de 2011

Frenagem do Filtro de ar e Haste do Afogador

 Recentemente comecei a usar o carro diariamente, e nesse caminho diário passo por um bairro com ruas bastante esburacadas; um certo dia estava seguindo meu caminho quando o motor começou a “embolar”, chegando ao meu destino abri o capô e descobri que o filtro de ar estava solto. O modelo é esse aqui:


 Nada de mais, pedi uma chave de fenda emprestada, apertei a braçadeira que o fixa à boca do carburador (sim, meu carro é velho) e problema resolvido. Eis a braçadeira:


 Alguns dias depois, porém, a mesma coisa aconteceu, e dali por diante, cada vez com maior frequência, o filtro de ar se soltava, fazendo com que a entrada de ar no motor fosse maior (devido à ausência do filtro de ar), empobrecendo a mistura, o que faz com que o carro ande aos trancos e morra na marcha lenta. A causa do problema estava em uma pecinha bem simples, uma flange de borracha que fica entre o filtro e o carburador, cuja função é evitar atrito entre os dois metais e melhorar o aperto de uma peça contra a outra, dando aderência. Esse flange, no entanto, tinha ido pro saco devido ao tempo e os consecutivos manuseios incorretos; como vai ser mais fácil eu ver o saci andar de patinete do que achar uma dessas à venda... É hora da gambiarra! A flange ia aqui:



 Simplesmente envolvi a entrada do carburador com uma camada dupla (tira dobrada) de borracha de câmara de ar de moto, pra ficar no lugar, a borracha recebeu, por dentro, uma camada de fita dupla face. Por cima de tudo apliquei quatro voltas de fita crepe, pode parecer frágil, mas o próprio filtro se encarregaria de manter tudo bem preso no lugar. Aqui com a nova borracha:


 E aqui já com o filtro no lugar.


 Aí você me pergunta: “Mas Ronaldo, o filtro é grande e pesado. Com a trepidação não vai voltar a soltar?” Ahá, ia sim, mas aí entra o pulo do gato. Como a nova peça de borracha não tem as características da original, fiz uma coisa a mais pra garantir a segurança, um freno. “Mas Ronaldo, o que é um freno?” Freno é um artifício que você usa pra garantir que uma peça não vai se soltar acidentalmente, pode ser com um contra-pino, um anel elástico, arruelas especiais, porcas auto-travantes ou até mesmo com arames, como é comumente usado na aviação e em automóveis de competição. Meu freno foi bastante simples e artesanal, uma mola, uma arruela para ancorar no motor e um gancho para segurar o corpo do filtro, visto aqui ainda solto:



 E aqui já instalado:


 Quando se trabalha com o improviso, cada caso é um caso, como o carro não prevê a ancoragem de um freno, isso foi feito no mesmo parafuso que fixa a tampa do motor:



 No outro lado tem praticamente a mesma coisa, com a diferença de haver um arame trançado como extensão e a ancoragem ter sido feita diretamente num orifício já pronto que estava de bobeira na estrutura do carro:

 Como o inverno chegou e o possante é a álcool, de manhã tem sido complicado dar a partida com 10º no termômetro, nessas horas o afogador (já disse, meu carro é velho) é essencial. Mas o afogador tem uma característica, quando você o puxa, ele começa a fechar a primeira borboleta do carburador, para enriquecer a mistura, a partir de certo ponto um batente pega no cabo do acelerador e com isso abre a segunda borboleta para o motor não afogar e morrer. A haste que liga uma peça à outro foi passear antes do carro vir para as minhas mãos, ela deveria ligar os dois pontos apontados pelas setas; o de cima é o acionador do afogador, o de baixo, num ângulo de 90º em relação ao primeiro, é o acelerador. 



 Primeiramente providenciei o material necessário, dois raios de bicicleta e o miolo de uma barra de terminais de louça:



 A barra de terminais de louça você já deve ter visto nos fios de seu chuveiro elétrico, é essa aqui, aquela pecinha com dois parafusos veio de dentro de uma dessas, que acidentalmente quebrou:




 A nova haste de acionamento ficou assim:



 Por que eu não fiz simplesmente uma haste rígida dobrada nas duas pontas? Porque se não houvessem os parafusos não teria como dar a regulagem correta na aceleração. Aqui podemos vê-la no devido local, regulada e aprovada:


 Por hoje é só, chega de fuçar o carro e vamos aproveitar o final de semana.

Um comentário: