sexta-feira, 17 de junho de 2011

Para comentar no Blog

Agora que o blog recebeu seus primeiros comentário, gostaria de falar de uma coisa. Aqui é permitido fazer comentários anônimos, pois é muito chato querer comentar alguma coisa e dar de cara com um pedido de login. Eu mesmo não faço isso, desisto imediatamente de comentar. Mas há um problema, eu tenho respondido a pessoas sem saber quem são, nem mesmo sei se já falei duas vezes com o mesmo visitante.
Então pelo uma coisa, quem comentar alguma coisa aqui, deixe o nome. Pode ser apelido, qualquer coisa, desde que eu possa saber quem me visitou e se é aquela pessoas que já é de casa.
E claro, deixo aqui o meu muito obrigado à todos aqueles que prestigiaram meu modesto blog e não foram embora sem deixar registrada sua presença.

34 comentários:

  1. Bom amigo Ronaldo, consegui um tranformador, com um amigo, gostaria de saber quando eu retirar, o secundario,tem uma divisoria entre os enrolamentos, devo retira-la tambem para poder colocar o novo enrolamento?
    Desde ja obrigado!
    Assina: JB

    ResponderExcluir
  2. JB, as únicas coisas que você deve retirar são o secundário (muitas voltas de fio fino) e a secundário que acende, se não me engano, a lâmpada, que é um fio encapado (geralmente vermelho) com seis voltas. O resto fica no mesmo lugar.
    Ah, faz um favor, deixa as perguntas lá no tópico da Solda de ponto, porque assim outras pessoas que podem ter tido a mesma dúvida que você já acharão a resposta.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito do blog
    parabens
    eu tambem gosto de fazer as coisas funcionar a meu favor
    mesmo que tenha de adaptar ao meu uso
    abraços
    luis
    rio grande do sul

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, mas essa é a essência da gambiarra. Continue assim, e se quiser, mande fotos das suas gambiarras que eu publico no blog.
      Um abraço.

      Excluir
  4. Meu caro, gostei e gosto de recursos técnicos (nome politicamente correto para gambiarras) como os usados por vc, gostaria de saber se tem como adaptar o ponteador para fazer soldas em células (pilhas) recarregáveis de 1,2 volts para fazer baterias. Minha ideia e reciclar baterias de telefones sem fios e brinquedos a baixo custo, reaproveitando as células boas das baterias que as vezes são descartadas com células que poderiam ser reutilizadas por muito tempo ainda, uma vez que as baterias sempre secam (queimam) as células que são conectadas diretamente para a recarga, geralmente as de polaridade negativa. Tenho feito com solda branca para uso próprio, mas este ponteador era o com que eu vinha sonhando. Parabéns e como vc tenho boas idéias mas me falta espaço para praticá-las, adorei seu blog, sempre estarei por aqui. Abraços cordiais de Sancho Dias Neto. PS. Se for possível pode me responder por e-mail (sanchodias@bol.com.br). Grato.

    ResponderExcluir
  5. Meus parabéns Ronaldo , você é com certeza muito especial , com seu blog e sua criatividade tem ajudado com certeza muitas pessoas que como você não aceitam a mesmice dos dias modernos,estarei te visitando aqui com frequencia .

    Abraço.

    Adriano Henrique Correia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Adriano, muito obrigado, só o que eu faço é compartilhar com as pessoas o resultado dos meus momentos de lazer.
      Gostaria sim que você continuasse visitando o blog, ultimamente tenho tudo pouco tempo pra vir à Internet, mas tento, dentro do possível, atualizar as matérias e responder aos visitantes.
      Um grande abraço.

      Excluir
  6. Caríssimo RONALDO - Gostei muito da tua "gambiarra", entre aspas, acho que até mesmo o prof. Pardal ficaria com inveja da tua genialidade na confecção desta máquina de solda-ponto. Eu mesmo tenho interesse em desenvolver uma para uso na minha oficina e, o teu post foi uma verdadeira aula passo-passo. Muito legal, inclusive, tua atitude de compartilhar conosco sem omitir nenhum detalhe, até mesmo as advertências de riscos ao se projetar e fazer uma máquina como esta. Veleu mesmo. Muito obrigado por compartilhar teus conhecimentos e pesquisas que te levaram a conclusão, com êxito desta máquina.
    Até mais, abraços. Capaverde - 18/04/2012

    ResponderExcluir
  7. Olá, Capaverde, antes de mais nada obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo.
    Olha, genialidade bem que eu queria ter, mas a verdade é que as coisas que eu faço aqui são, muitas vezes, baseadas em um tempo enorme de pesquisa. Infelizmente a internet está cheia de pessoas que a usa como uma vitrine de si mesmas, mostrando o que fizeram, mas de jeito nenhum contando os segredos. Alguns até perdem a linha quando você pede uma dica de como fazer um igual; já tive o desprazer de tratar com muita gente assim. Eu penso o contrário disso, o legal mesmo é ver que o que você fez foi copiado, muitas vezes melhorado e está ajudando outras pessoas, da mesma maneira que te ajudou. Fico muito feliz em saber que alguém entrou no Blog e achou o que procurava, que gostou e que vai fazer um igual. Inclusive peço pra quem vai fazer uma gambiarra mandar fotos pra serem publicadas aqui, pois quanto mais material disponível, melhor.
    Se precisar de alguma dica ou surgir alguma dúvida pode vir aqui, tem vezes em que eu demoro ou pouquinho pra responder, mas sempre respondo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde!

    Ronaldo, ficou excelente seu equipamento e a explicacao .
    Por favor, estou fazendo uma e ja procurei bastante na net e este blog foi o melhor que achei.
    Gostaria de uma ajuda, é possivel pontear chapas do carro?preciso trocar a folha do teto do fiat strada e se segurar a chapa para soldar há risco de vida.
    Muito Obrigado
    Alberto
    e-mail c655@ymail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Alberto. Antes de mais nada obrigado pelos elogios, é esse reconhecimento que estimula a manter o blog no ar.
      Olha, chapa de carro não daria, o trafo de micro ondas não desenvolve a potência necessária para trabalhar com chapas tão grossas. Além disso para áreas grandes seriam necessários braços bem longos, aumentando também a distância entre as ponteiras e o trafo; consequentemente teríamos que usar cabos mais grossos que compensassem as perdas. Quanto ao risco de vida, não há nenhum, a tensão nas ponteiras é de apenas 3V, o que, de modo algum, atravessa a pele do operador. Veja bem, que a bateria do carro tem 12V e nem nela levamos choque.
      Olha, não sou profundo entendedor de solda, mas no seu caso uma solda com maçarico,igual àquelas usadas em escapamentos, não resolveria?
      Sinto muito por não poder ajudar.

      Excluir
  9. Cheguei ao seu blog meio por acaso e me impressionei. Eu até tenho algumas idéias, mas como moro em apartamento, não tenho espaço para nada... Mas você, sem comparação. Parabéns por sua criatividade e capacidade, gente como você é que move o mundo!

    Marcelo - Sorocaba-SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Marcelo, assim eu fico até sem jeito. Obrigado, a ideia do blog é divulgar asa minhas ideias e abrir um espaço para os leitores mostrarem as suas. Morar em apartamento é um problema sério, já passei por isso. Mas as vezes a gente bola umas soluções criativas mesmo tendo pouco espaço, e quando você tiver uma dessas, pode mostrar aqui que o blog estará sempre aberto. Um abraço.

      Excluir
  10. Boa noite Ronaldo meu nome é Nilton eu gostei das gambiarras , gostaria de ser membro , mas não estou conseguindo fazer o cadastro , tenho visto gambiarras e gostaria de coloca-las as fotos para todos gostaria que vc me ajudasse muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Nilton. Olha, infelizmente não há a opção de membros fazerem postagens no blog. Bem no começo do Blog tive problemas com vandalismo, um desocupado postou umas bobagens aqui e por pouco o Blog não foi tirado do ar. Então agora estou fazendo assim, os membros do Blog que quiserem publicar alguma coisa me mandam texto e fotos por e-mail, eu analiso, formato e publico, dando todos os créditos para o autor, claro, inclusive links para perfis em redes sociais, blogs ou sites que ele tenha. É chato, eu sei, mas não tive opção.
      Aqui tem um exemplo, o Robertinho fez um reboque pro seu triciclo e mandou pra cá, eu publiquei, mas ele não quis deixar nenhum tipo de link:

      http://gambiarrasmaravilhosas.blogspot.com.br/2011/10/reboque-para-triciclo-gambiarra-do.html

      Então, peço sua compreensão, e querendo mandar qualquer coisa, pode mandar que será publicado. Um grande abraço.

      Excluir
  11. Ola Ronaldo, parabens pela publicação, realmente uma mente criativa, alem do capricho no acabamento, que eu prezo muito. Bom, eu sou hobbista e tenho um conhecimento limitado em eletronica, mas tenho algumas consideraçoes em relaçao ao transformador (trafo):
    O trafo do microondas é de alta tensao (AT) na saida, cerca de 4.000V. Por isso o filamento do primario é espesso e do secundario é fino. Assim, acho que poderiamos desenrolar o primario e usar este filamento para fazer nosso secundario de 3 voltas e usar um fio mais fino no lugar do primario original (com o mesmo numero de voltas do original, aprox 110). Nao sei quantos teriamos que colocar em paralelo para obter a amperagem necessaria, mas pelo menos ja teriamos a materia prima. Isto é so achismo, se estiver errado me fale....
    Esta relaçao de 1 volta no secundario pra cada volt nao é sempre valida e vai depender do numero de voltas no primario e da tensao de entrada (isto afeta os amigos goianos). A relação entre as voltagens no primário e no secundário, bem como entre as correntes nesses enrolamentos, pode ser facilmente obtida: se o primário tem Np espiras e o secundário Ns, a voltagem no primário (Vp) está relacionada à voltagem no secundário (Vs) por Vp/Vs=Np/Ns , e as correntes por Np/Ns=Is/Ip. Desse modo um transformador ideal (que não dissipa energia), com 100 ( cem ) espiras no primário e cinqüenta no secundário, percorrido por uma corrente de 1 Ampere, sob 110 Volts, fornece no secundário, uma corrente de 2 Amperes sob 55 Volts.
    O transformador funciona pelo fenômeno conhecido como indução eletromagnética: quando um circuito é submetido a um campo magnético variável (corrente alternada), aparece nele uma corrente elétrica cuja intensidade é proporcional às variações do fluxo magnético. Por isto SÓ FUNCIONA EM CORRENTE ALTERNADA.
    Ronaldo, eu sei que vc sabe isto, mas achei legal colocar tudo junto pra sanar algumas duvidas corriqueiras dos clolegas.
    Abraço,
    Filipe, Petropolis - RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe, muito obrigado pela postagem, como você já deve ter percebido, eu tenho tido pouco tempo para o Blog, não só para postar como para responder aos leitores, e sua explicação me ajuda em muito. O espaço para perguntas é uma parte importante de cada matéria, pois nele o assunto, além de esmiuçado, é complementado pelo conhecimento de pessoas com você, que também compartilham o que sabem. Acredito que muito do que eu postei já foi lido por pessoas que sabem do assunto dez vezes mais do que eu, e se elas deixarem um pouquinho do que sabem, todos saem ganhando.
      Quanto a usar o fio fino do secundário para fazer o primário, é possível, mas quanto mais fina for a seção do fio no primário, menos corrente você terá disponível no secundário, independente da espessura do fio usado lá. Chega uma hora em que o primário já deu tudo que tinha que dar, e pra isso aumentar, só aumentando a espessura do seu fio.
      Já pra usar o fio grosso original do primário para o secundário, também é possível, mas quanto mais espesso o fio que você usar, menos voltas terá que dar. Isso, além de poupar trabalho (acredite, enrolar isso na mão é um saco), você tem menos espaço perdido entra uma espira e outra, assim aproveitando melhor o espaço dentro do trafo.
      Bem, é isso, mais uma vez obrigado pela participação, venha sempre ver o Blog porque tenho coisas novas para postar. Um abraço.

      Excluir
  12. OLÁ PARCEIRO RONALDO
    AGRADEÇO DSDE JA POR ESTAR ME AJUDANDO A CONSTRUIR ESSA MÁQUINA
    À MAIS OU MENOS 1 MÊS EU VI UM VIDEO DE UMA PESSOA DERRETENDO UM PREGO DE CAIBRO NA PONTA DE DOIS TERMINAIS. ME INTERESSEI NA MÁQUINA,
    PORÉM O VIDEO SÓ DIZIA QUE ERA GERADO MAIS DE 500 AMPERES COM APENAS 6 VOLTS,NENHUMA EXPLICAÇÃO MAIS.
    ADMIRO SEU CONHECIMENTO,E MAIS,SUA HUMILDADE EM COMPARTILHAR EM PÚBLICO PARA QUEM INTERESSAR-SE.
    ENTENDI BEM O PROJETO,PORÉM PRECISO TIRAR UMAS DÚVIDAS DEVIDO À ALGUMAS ALTERAÇÕES NA CONSTRUÇÃO Q DESEJO...

    EU TENHO RELÊ 110 VOLTS,PORÉM;

    1* NÃO PRECISAREI USAR O DIODO RETIFICADOR DE MEIA ONDA,É ISSO?

    2* NEM O CAPACITOR ELETROLÍTICO DE FILTRO,CORRETO?

    3* LOGO, TAMBÉM NÃO USAREI TRANSFORMADOR 12 VOLTS,CERTO?

    POR FAVOR,RESPONDA E CORRIJA-ME SE PRECISO,OBRIGADO!

    A PARTIR DE HOJE ME TORNEI UM SEGUIDOR DO SEU BLOG,SE PERMITIR É CLARO! VALEW PARCEIRO,SOU UM CURIOSO E GOSTO DE CRIAR COISAS ÚTEIS COM BAIXO CUSTO E COM QUE TEMOS À DISPOSIÇÃO.
    CONSTRUI UMA MÁQUINA DE SOLDA A BASE DE ÁGUA E SAL,UM PROJETO APERFEIÇOADO POR MIM,PORÉM PRETENDO FAZER ALGUMAS OUTRAS MELHORIAS NA MÁQUINA,QUANDO FOR POSSIVEL PRETENDO FAZER UM VIDEO TUTORIAL PASSAR PRA VC PARA QUE POSSA SER POSTADO NO SEU ÚTIL BLOG.

    MAIS UMA VEZ E QUANTO FOR PRESCISO; MUITO OBRIGADO PARCEIRO RONALDO!!!
    ORGULHOSAMENTE.. ASS.;CARRIEL JUNIOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Carriel, antes de mais nada, obrigado pelos elogios, eles são o combustível pra continuar compartilhando meus trabalhos no blog, pois são a certeza de que estão ajudando alguém.
      Quanto à sua solda, é exatamente o que você disse, usando um relé que pode ser acionado por 110V, não precisa do circuito de baixa tensão. Na verdade, a corrente no primário não é tão alta quanto me fizeram crer, então se você tiver um interruptor forte e usar fios de boa bitola, nem precisará de relé.
      Quanto à sua máquina de solda com água e sal... rapaz, muito cuidado, esse negócio é uma armadilha. Assim que você puder, compre uma máquina de solda numa loja. Nenhum profissional do ramo recomenda que você usa esse tipo de gabiarra por diversos motivos que agora eu nem lembro mais, mas o negócio é perigoso, tome cuidado.
      Ah, claro, obrigado por seguir o Blog, em breve terei mais coisas novas publicadas. Um abraço.

      Excluir
  13. PARCEIRO RONALDO!!!
    DESCULPE ESQUECI DE MAIS ALGO...

    ****O SEGUNDO CONJUNTO DE BOBINAS,AQUELE DE 3VOLTAS E MEIA NÃO É ALIMENTADO? APENAS CONECTADO NAS PINÇAS?*****

    O DIODO REDUZ P 60VOLTS APENAS POR CAUSA DOS RELÊS CORRETO?
    O SISTEMA DE BOBINAS É ALIMENTADO POR 110V,NÃO SOU TÉCNICO ELETRONICO MS PELO QUE ENTENDI NA RAÇA DA EXPERIENCIA O DIAGRAMA DIZ ISSO,CORRETO?
    ASS; CARRIEL JUNIOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Carriel, o conjunto de três espiras, o secundário do trafo, não é alimentado, ele alimenta os eletrodos, ou pinça, que é quem descarrega energia no material a ser soldado. O primário do trafo é alimentado diretamente pela rede de 110V, não passando por qualquer redução. Acabei de levar a minha solda pra bancada pra dar uma olhada e tirar as dúvidas.
      Seguinte, passando crente por um parafuso de 1/4 por uma polegada e meia de cumprimento, a corrente no primário foi de 15 amperes. Fiz isso só pra testar. O extremos de consumo no primário, que seriam as ponteiras em curto circuito, consumiu 25 amperes (segundo o alicate amperométrico), Então se você seguir meu projeto pode acionar sua máquina de solda controlando o primário com um botão tipo campainha que suporte 30 amperes, o que não é nenhuma coisa absurda de se encontrar em boas lojas de material elétrico. Assim dispensa o uso de relés e circuitos para redução de tensão.
      Um abraço.

      Excluir
  14. Simplesmente DEMAIS. Parabéns.
    Meu nome é Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Paulo. Venha sempre ver as novidades do Blog.

      Excluir
  15. Poderia mostrar como é feita a energisação do trafo e de onde sai o fio para a chave campainha?Se não for pedir muito com fotos.Grato.Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trafo é energizado direto pela rede de 110, a chave tipo campainha é colocada no primários dele, em série com a ligação à rede, como se fosse a ligação de uma lâmpada em abajur. O secundário é ligado diretamente aos eletrodos de latão.
      Se você tem pouco conhecimento em eletrônica, faça sem a circuito com relés, ligue e desligue o trafo apenas no botão campainha. Em qualquer boa loja de material elétrico ou eletrônico você compra uma delas. Peça um modelo que suporte 30 amperes ou um pouco mais.

      Excluir
  16. Ai Ronaldo muito inteligente ,e ainda compartilha,demais ,me responde ai ,e me desculpe qualquer erro de gramatica,pelo que entendi é uma solda fixa que une partes de metal atraves do calor promovido pela eletrecidade sem precisar de nenhum tipo de filamento , e une ferro de até que expessura ,voce faria uma para venda ,basicamente ao que me parece identica a sua,eu usaria para unir partes com a expessura de no maximo 5mm , só se for possivel, se sim ,como podemos proceder ? só peço isso por que não entendo nada de eletronica,sou artesão cesteiro e com isso acho que poderia melhorar minha renda ,podendo fazer para vender coisas feitas de ferro fino ou aramado como arandelas ,luminarias ,meu trabalho é tercerizado mais to com muitas ideias mais nao consigo por em pratica justamente porque nao entendo nada de solda ,mais pelo que vi no video nao precisa de muito conhecimento para executar solda em pequenos pedaços de ferro com o equipamento que você criou ! como consigo seu email para contato

    ResponderExcluir
  17. ai meu chara Ronaldo ,tao copiando seu trabalho ,vendendo o seu projeto ! que você desponibilizou na rede sem fins lucrativos ,olha o link aqui : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-480693323-maquina-de-solda-ponto-projeto-_JM

    ResponderExcluir
  18. Olá Caro Ronaldo.
    Parabéns pelo projeto.
    Posso usar o mesmo principio pra a construção de uma repuxadeira elétrica?
    Sou Fábio Pereira. fabiominestre@hotmail.com
    https://www.facebook.com/fabiocosta.pereira.3
    Se quiser ajudar-me ficarei grato.
    Preciso construir uma máquina de solda (repuxadeira elétrica) em que a tensão fique em até 4 volts no máximo para que não fure a chapa.
    Vai me ajudar na restauração de um fusca 1962 muito raro.
    Segue vídeos de exemplos:
    Valeu.
    Abraços do Fábio.
    Obs: Aqui não consigo ouvir o que o instrutor diz então se quiser me passar agradeço.
    http://www.youtube.com/watch?v=7PCEe36yq50
    http://www.youtube.com/watch?v=LLxW2wtXdYc

    ResponderExcluir
  19. ola amigo ronaldo estou dificuldade para ligar da tomada ao transformador porque esta fechando curto tenho o transformador como faço a ligaçao correta ob e abraço do pedraõ

    ResponderExcluir
  20. Ronaldo eu vi seu projeto sendo vendido no mercado livre, gostaria de sabem qual é o que vc postou, pois tenho algumas duvidas, estou me referindo a máquina de soldar ponto, se vc puder assista esse video o rapaz fez um pouco diferente e consegui soldar uma chapa bem grossa, é assim que eu preciso fazer uma, pois pretendo soldar inox, acredito que se conseguir entender bem seu projeto consigo adaptar e fazer uma igual. sou seu admirador, gostei muito do que esta fazendo com seu blog, muitas informações e ensinos uteis. fico no aguardo amigo.

    ResponderExcluir
  21. Há o video é http://www.youtube.com/watch?v=nSa2kY6wvGg veja e comente amigo, se vc puder me responder agradeço muito

    ResponderExcluir
  22. Tem como fazer uma maquina de ponto usando um carregador de bateria automotivo

    ResponderExcluir
  23. Legal gostei também invento as minhas gamby, parabéns e obrigado por partilhar conosco um abraço de Joao Cordeiro

    ResponderExcluir