domingo, 24 de julho de 2011

Base Giratória para Pintura


De um forno de micro-ondas muita coisa se aproveita, e disso ainda vou falar muito aqui no blog. Mas um dos itens mais prosaico a se resgatar talvez seja a base do prato. Aquele anel de plástico com três roletes. E é justamente em cima (literalmente) dele que será feita a gambiarra de hoje. Vamos lá:
Quem pinta pequenos itens sabe que é mais cômodo distribuir a tinta por todos os lados sem ter que ficar rodando em torno do objeto, mais prático é que ele rode enquanto manuseamos a pistola de pintura, e pra isso uma base giratória se faz necessária.
Como fazer: primeiro pequei um pedaço de chapa, dessas que se usa para fazer calhas de captação de chuva, e cortei duas tiras um pouco maiores que o diâmetro do anel.



As tiras receberam acabamento e foram furadas no centro e nas duas extremidades, para a passagem dos parafusos, depois foram presa no anel desta forma:



Depois veio a parte da madeira. Peguei um compensado de 10mm de espessura, limpei, cortei em duas placas de aproximadamente 40X40, lixei e de uma camada de seladora.



Ficou assim



Aí vem a montagem, tudo será travado com este parafuso próprio para madeira, com 40mm de cumprimento:



Fiz um furo passante nas duas chapas, exatamente no centro. Na chapa de cima o furo foi aumentado para que a gola (parte sem rosca) do parafuso corresse livre, mas sem folga. E ainda foi feito um escareado para acomodar a cabeça do mesmo. No cruzamento das chapas metálicas o furo foi do mesmo diâmetro, e na chama inferior o furo foi pequeno, para que o parafuso entrasse justo, travando o conjunto. Ficou desse jeito:



E aqui já em uso:



É, o gordo da foto sou eu.
E pra não dizer que essa foi pouco gambiarrada, os pés da base foram feitos com tampas de refrigerante:



Boas, eficientes e baratas.

É isso aí, espero que você, goste e fique à vontade para deixar comentários e opiniões. E não esqueça de dizer seu nome, para eu poder conhecer melhor os visitantes.

8 comentários:

  1. Ronaldo
    Meu nome é gilson e venho acompanhando seu blog a um tempo, estou juntando material para fazer uma solda ponto e agora vi vque vc montou uma viradeira de chapa (projeto futuro), esta base giratoria para pintura ficou ótima, como não tenho a base do prato giratorio vou fazer com 4 bolinhas de mouse e provavelmente usar o motor do microondas que desmontei, vamos ver o que vai dar

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gilson, seja bem vindo mais uma vez a esse nosso espaço de troca de idéias. Por isso eu peço sempre que as pessoas assinem as mensagens, para que eu saiba quem já é visitante assíduo, assim a gente se conhece melhor.
    Vamos lá: quem tem um micro-ondas à mão tem diversão garantida, com ele você pode fazer muita coisa. Caso você não tenha a base do prato giratório, pode pedir uma em qualquer sucata, por ser quase impossível de pesar, o pessoal nem cobra. Mas se você quiser fazer com as bolinhas de mouse, vai ficar legal também, só precisa fazer uma canaleta circular, na madeira de baixo, para elas não saírem do lugar. Naqueles racks com tampo giratório (made in Casas Bahia) se encontra uma peça pronta, que nem precisa adaptar as chapas de lata, se você tiver um rack à mão, adianta enormemente o serviço.
    Usar motor de micro-ondas já não é uma coisa que eu recomendo pelo seguinte: esse tipo de motor, a cada vez que você liga, gira para um lado qualquer, a escolha é aleatória. Então quando você ligar o motor, a base pode girar para o lado contrário que você quer, e c omo eles tem, em média, 3RPM, levaria 20 segundos para ele dar uma volta completa e chegar onde você quer. E 20 segundos olhando a peça girar é uma eternidade. Por esse motivo optei por girar na mão mesmo. Até porque muitas vezes tenho que ir girando pra um lado e pro outro enquanto a tinca cai.
    Um motor de prato de micro-ondas me serviu muito bem quando fiz uma mesa para agitar a solução usada em banhos químicos, vou ver se falo dela ainda nessa semana.
    Não deixe de fotografar o andamento dos seus projetos, espero que você os compartilha aqui no Blog.

    ResponderExcluir
  3. Você acabou de se tornar meu quase ídolo, mas eu sou uma dona de casa e não entendi a metade mais importante, o que é que faz seu suporte girar afinal?, Preciso de um prato para fazer bolos..., como funciona o esquema das bolinhas de mouse? O que vc esta chamando de base do prato de microondas é aquele aro de plástico com rodinhas?

    ResponderExcluir
  4. adorei a ideia, faço bolos e faz tempo q venho imaginando como fazer uma dessa em casa mesmo pois acho muito cara as q pesquisei,e vc me ajudou muito. obg ! suzana

    ResponderExcluir
  5. Bacana sua ideia! Obrigado por compartilhar conosco. Paulo lima

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a sua ideia de usar o aro do microondas, sendo assim ele dá estabilidade não ficando como se fosse um joão bobo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Teria como adcionar o motor do microondas para q ele girasse automaticamente? Dá pra ter regulagem de velocidade??? Da pra aguentar uns 10kg? rsss
    Obrigada!

    ResponderExcluir