domingo, 14 de agosto de 2011

Fixação do Micro-ondas

Atualmente temos, na cozinha, uma estante que acomoda várias coisas, entre elas, o micro-ondas. Acontece que ela foi pintada com esmalte sintético e depois polida, isso deu a ela uma superfície bonita e bem acabada. No entanto, também ficou escorregadia, e isso gerou um problema, quando puxávamos a porta do micro-ondas ele vinha junto; quando a fechávamos, ele ia até encostar-se à parede. Hora da gambiarra!

Primeiramente peguei na minha sucatinha um pedaço da caixa de uma impressora HP, esse tipo de plástico é muito útil, e embora pouco resistente, é fácil de trabalhar.



Fiz, com lápis, as marcas de corte, demarcando o tamanho das peças de que eu precisava.



Depois cortei na minha serrinha circular portátil.



Vamos para a furadeira de bancada, foram feitos dois furos com uma broca chata de 3/4 própria para madeira, mas que dá conta de plástico sem perigo de ser danificada.




Olha a bagunça!



Peças feitas, só precisavam ser feitas duas dobras. Como o plástico é quebradiço, não resistiria a ser cobrado a frio, então foi amolecido cuidadosamente com o soprador térmico.



Ao contrário da hora em que fiz o furo, dessa vez eu não me esqueci de usar luva. Lembre-se, o EPI existe para ser usado.
Nesse ponto houve um acidente, uma das peças caiu no chão sorrateiramente e eu a pisei. Noventa quilos não é pouco, a peça foi pro espaço, então fiz duas outras, mas o processo foi o mesmo, só mudei as medidas.
Bem, serviço concluído e peças prontas para o uso.



É aqui que elas vão:



“Mas Ronaldo, como isso funciona?”
Simples, o pé do micro-ondas encaixa nesse furo, a dobra menos mantém a peça afastada na estante e a dobra maior prende por trás dela, assim mantém o micro-ondas sempre no lugar quando ele é puxado. Veja você mesmo:



“Ah, entendi. Mas e quando fecha a porta, como é que ele não vai para trás?”
Tem uma peça de isopor entre ele e a parede, funcionando como calço.

É isso aí, espero que você goste e fique à vontade para deixar comentários e opiniões. E não se esqueça de dizer seu nome, para eu poder conhecer melhor os visitantes.

3 comentários:

  1. Rapaz, estava procurando um blog como esse faz tempo. O conteúdo é muito bem feito e tem muita coisa útil. Parabéns. Acho que virei freguês. uhhuauhauha.

    ResponderExcluir
  2. Opa, aqui o freguês é sempre muito bem vindo. Infelizmente agora meu tempo está muito curto, por isso tenho feito poucas gambiarras e nem consigo divulgar o blog como deveria. Mas conforme dá vou colocando uma coisinha ou outra e sempre de maneira que quem lê consiga, no mínimo, fazer igual (de preferência melhor). Você está convidado a voltar sempre, pois dentro do possível vou colocar material novo. Um abraço e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber se voce tem alguma dica para fazer um cortador de grama com motorzinho de maquina de costura,vi sua gambiarra e achei o maximo

    ResponderExcluir