domingo, 22 de abril de 2012

Lanternas com LEDs de Alto Brilho



Benditos sejam os chineses que inundaram o mercado com LEDs brancos de alto brilho a um preço justo.
Recentemente descobri uma loja de componentes eletrônicos na cidade que vende dessas ótimas pecinhas por R$0,65 cada um. Comprei dois azuis, dois vermelhos e 15 brancos. Pra começar a brincadeira substitui a lâmpada de uma lanterna em alumínio de duas pilhas AA.
Esta é lanterna:



A Lâmpada original:




Numa comparação entre a lâmpada original e o LED podemos ver que tanto o tamanho quanto a posição e espessura dos terminais é quase a mesma, precisando apenas uma simples aparada:





Com o LED já no lugar:




Aqui já aceso. Este modelo de LED tem luz direcional, mas quando recoloquei a parte frontal da lanterna com o refletor ela foi ainda mais concentrada para a frente:



Certo, a coisa tava tão boa que eu resolvi fazer melhor, afinal só isso tava muito fraco pra ser gambiarra. Peguei uma lanterna antiga, modelo “cotovelo”, que é uma réplica das estadunidenses usadas na Guerra do Vietnã.






Ela usa duas pilhas grandes e uma lâmpada GE para 2,4V; é à prova d’água, tem alça para prender ao cinto, lente de escurecimento e uma lâmpada reserva. É uma ótima lanterna, só que poderia ficar melhor:


Comecei pegando a lâmpada (boa) que estava em uso e quebrando o bulbo. Nesses momentos que eu mostro pra patroa que guardar lâmpada queimada não é tão absurdo quanto ela acha:


Retirei a solda do fundo, que geralmente encontra no + da pilha, passei uma broquinha de 1,5mm através dela e coloquei três LEDs com os terminais negativos dobrados para soldar na carcaça da lâmpada, os demais juntos saindo lá por baixo:


Aqui em close pra ver melhor como ficou:


Resultado final. Agora a lanterna tem três LEDs de alto brilho, a luz é branca, vai mais longe e a duração das pilhas vai subir feito pressão de velho em clube de streep tease. A lâmpada reserva continua nu lugar, é ainda é uma incandescente. Vou deixar lá até achar uma lâmpada queimada e fazer uma nova gambi-LED:





E uma amostra de como a luz ficou boa:




 É isso aí, espero que você goste e fique à vontade para deixar comentários e opiniões. E não se esqueça de dizer seu nome, para eu poder conhecer melhor os visitantes.

That's it, hope you enjoy and feel free to leave comments and opinions. And do not forget to say your name, so I can better understand visitors.

12 comentários:

  1. Parabéns pelo seu trabalho e blog.
    que tal usar um led de 1w powerled?

    lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Lucas, eu até já pensei, mas aqui perto de casa ainda não vende desses. Comprar pela internet só compensa se foram muitos, por causa do frete, e eu não teria utilidade pra vários deles. Quando eu encontrar um desses no comércio local, pretendo testar, mas só na lanterna grande, porque na pequena só mesmo o LED de 5mm que passa pelo furo do refletor. Quando houver novidades eu atualizo o tópico.
      Um abraço.

      Excluir
  2. ronaldo, como eu entro em contato contigo sem ser por aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem ser por aqui, só mesmo por e-mail, anota aí: ronaldomontecristo@yahoo.com.br, mas nele eu entro com pouca frequência devido ao tempo curto.

      Excluir
  3. Olá! Acabei de comprar uma lanterna dessa e estava pensando em trocar a lâmpada por led e vc deu uma boa idéia parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Fábio, é bom saber que o blog já ajudou alguém. O objetivo dele é esse mesmo.
      Um abraço.

      Excluir
  4. Mas os power leds são m geral de 10mm isso foi o que eu achei em são paulo, inclusive se 3 watts em 10mm muito fortes. vou fazer uma lanterna militar para meu irmão. e fica ótimo.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!
    Me chamo Vagner gostei muito da ideia minha duvidas é se os led duram mesmo sem resistor?! Agrede se responder!

    ResponderExcluir
  7. Olá. Tenho ima Everedy 9410. Interessa? Me contate pelo e-mail mtptsilva@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Ronaldo
    Tenho uma coleção com 7 lanternas, sendo Eveready, Eay-O-Vac, Energizar e duas de metal que não identifiquei a marca. Te interessam? sidney.info@gmail.com

    ResponderExcluir