domingo, 22 de abril de 2012

Luminária para Furadeira de Bancada


Um dia o trabalho se estendeu até tarde e tive que usar a furadeira de coluna durante a noite. Nisso descobri que a luz em cima da bancada faz sombra exatamente onde vai a broca. Tava decidido, ela precisava de uma luz própria.
Comecei vendo o que se adequava, usei pra corpo da luminária um tubo de Axé desses pequenos:



Com a mini retífica e um disco abrasivo fiz quatro cortes:



E retirei um pedaço do tubo para que ele ficasse assim:



Claro que o cano plástico deve ser guardado para um uso futuro. Gastei uns dois discos pra essa brincadeira.
Depois fiz um furo na parte de cima, onde encaixava o birro, ali foi inserido um soquete de lâmpada retirado de um micro-ondas, o mesmo que cedeu a trafo para a solda ponto:



Uma braçadeira plástica passou pelos furos que já existiam no soquete e por mais dois que eu fiz na lata de alumínio, deixando tudo bem firme. Aqui se pode ver melhor:



No lado oposto fiz outro furo para instalar um interruptor que acionaria a lâmpada. O interruptor foi retirado de um velho fogão Continental:




Já colocado ficou assim:



O resultado final é esse, onde podemos ver que eu estava com preguiça de cortar um pedaço decente de inox pra usar como refletor e tasquei papel alumínio mesmo:



A ligação elétrica foi feita na entrada da chave, que é bipolar, assim posso ligar a lâmpada sem ter que ligar o motor. Usei fios que guardei de uma velha fonte de PC, e todos os contatos e soldas foram isolados com espaguete termo retrátil. O corpo da luminária também foi fixado com uma simples braçadeira plástica preta.



Aqui ela já instalada e apagada:



E aqui funcionando:



Geralmente no final da postagem eu falo dos custos, mas nesse caso nem tem como, tudo que foi usado eu já tinha nas caixas de sucata, então o custo, pode-se dizer, foi zero.
Quem quiser iluminar outra coisa pode adaptar esta ideia de baixo custo e fácil de fazer. Como sempre estarei aqui pra tirar qualquer dúvida


 É isso aí, espero que você goste e fique à vontade para deixar comentários e opiniões. E não se esqueça de dizer seu nome, para eu poder conhecer melhor os visitantes.

That's it, hope you enjoy and feel free to leave comments and opinions. And do not forget to say your name, so I can better understand visitors.

2 comentários: