domingo, 5 de maio de 2013

Aquecedor para Soluções



Quem lembra das aulas de Física da Tia Tetéia sabe que certas reações químicas são aceleradas pela elevação da temperatura. Também é sabido que a mesma condição faz com que substâncias oleosas percam viscosidade. Outro dia estava eu mexendo no carro e tive que limpar umas peças sujas com aquela borra que é mistura de graxa com poeira, terre a sabe Deus o que mais; era um dia frio e o serviço ficou mais demorado, então vi que era hora da gambiarra, dessa vez para aquecer a solução de limpeza.
Quando falamos em aquecimento a primeira coisa que vem à cabeça é uma resistência, certo? Herança de uma vida inteira vendo a água do chuveiro ser aquecida dessa forma. Aquecimento elétrico é mais prático e seguro que o uso de chamas, então peguei o pote de resistores de alta potência e achei um no valor correto, 390Ω por 10W. Se você pegou a calculadora e correu pra Lei de Ohm, calma, eu explico. Realmente um resistor de 390Ω ligado diretamente em 110V vai dissipar muito mais que 10W. E por que ele não vai queimar? Porque o fabricante determina sua dissipação considerando que ele esteja em contato apenas com o ar ambiente, no nosso caso ele estará imerso em um meio que dissipará muito mais que o normal, e essa é a ideia; além do mais ele terá um recurso extra, falaremos dele mais tarde.
Pois bem, aqui estão todos os componentes que usaremos:




A montagem não tem segredo, e o pulo do gato está na tomada, ele deve ser de um tipo grande, para abrigar uma chave que dará duas opções de temperatura. Isso é conseguido com o uso de um diodo, recuso já bem manjado, Ao se colocar um diodo em séria com o resistor ligado em CA, meia onda é cortada, reduzindo a tensão de entrada pela metade, e com isso diminuindo a potência dissipada pelo resistor. Eu usei um diodo 1N4004, de uso geral e fácil de ser encontrado à venda, mas poderia ser qualquer um até o 1N4007, tanto para 110V quanto para 220V. Aqui tem um diagrama, tudo muito simples.



A tomada, já com a chave, o diodo e a ligação dos fios feita, ficou assim:



Entendeu por que tem que ser uma chave grande? Depois de fechada, ficou assim:



A outra parte é ainda mais simples, na ponta do fio você solda o resistor, dobra bem as pontas e coloca dentro de um tubo de ensaio de vidro (Nunca use um de plástico), que vende em lojas de material cirúrgico ou dentário. O tubo é preenchido com areia bem apertada, isso vai fazer com que o calor se dissipe melhor, aumentando a eficiência do aquecedor e protegendo o resistor. A tampa foi selada com cola de silicone para evitar a entrada de umidade.



Finalmente fiz uma marcação bem porca na tomada para assinalar as escolhas entre temperatura máxima e mínima, depois faço uma decente, com vinil adesivo.



Então a coisa funciona assim, você coloca uma solução de limpeza nos recipiente juntamente com a peça a ser limpa, imerge o aquecedor até um pouco antes da tampa, não convém colocar tudo submerso porque há a possibilidade de entrar um pouco de líquido no tubo, dependendo de como você fez a vedação da tampa. E nunca, mas nunca deixe uma parte do tubo para fora da água, nem ligue o aquecedor ao ar livre, porque ele não vai dissipar toda a temperatura gerada pelo resistor e quebrará o vidro, podendo causar um acidente. Com essa medida de resistor, a água de um a lata de Pomarola aqueceu bem rápido, e mais até do que eu queria, por isso passei logo para a potência baixa, o que manteve a água bem aquecida.



Na foto a lata está com água, detergente e uns parafusos, note que eu a apoiei sobre uma outra lata emborcada, com isso reduzi o contato entre o fundo da lata e a bancada, reduzindo assim a perda de temperatura. Outra coisa que eu sempre faço, mas não fiz agora pra não atrapalhar a foto, é colocar tudo isso dentro de um recipiente maior, para prevenir um possível vazamento. Segurança nunca é de mais.

É isso aí, espero que você goste e fique à vontade para deixar comentários e opiniões. E não se esqueça de dizer seu nome, para eu poder conhecer melhor os visitantes.

That's it, hope you enjoy and feel free to leave comments and opinions. And do not forget to say your name, so I can better understand visitors.

13 comentários:

  1. Oi. Adorei a explicação, não tenho pergunta nenhuma a fazer, sobre a gambiarra. Eu já te sigo a muito tempo. E quem diz que mulher não gosta destas coisas,estão enganados ,eu adoro elétrica e pratico, Obrigada. vou usar esta idéia para esquentar a água do meu CHIMARRÃO, hehe. Aqui uma dica: por gentileza, tu terás muito mais pessoas te seguindo se retirares as MALDITAS, letrinhas de verificação de postagens. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarita, obrigado pela visita e pelos elogios. Sinceramente, eu não sabia que tinha verificação para postar aqui, e nem sei como faz pra tirar, mas vou procurar e prometo que se tiver jeito, eu tiro sim.
      Um abraço.

      Excluir
  2. Queria ter a tua experiência e sabedoria :D . Pena que sei mal ligar um led hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas não desanime, todos nós começamos do zero e vamos acumulando conhecimento, negócio é pesquisar, perguntar pra quem já sabe e tentar. Aproveita que hoje, com a internet, é bem mais fácil aprender e tirar dúvidas.
      Um abraço.

      Excluir
  3. Ola Ronaldo, meu nome é André, Gosto muito de suas gambiarras, mas saindo do tópico, deixei uma pergunta sobre a fonte da parafusadeira, queria saber se sabe como faço para corrigir o problema. Do mais abraço e continue nos inspirando com suas maravilhosas invenções( gambiarras)rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, André. Desculpe pela demora, mas vou dar uma olhada lá e vamos encontrar uma solução pra esse problema, seja qual for.

      Excluir
  4. Hoje 03 Dezembro, fazendo uma busca na internet me deparo com seu blog. Achei ótimo e já fucei ele todo vendo as gambiarras e tendo altas ideias. Gosto muito de inventar coisas e como sou apaixonado por ferramentas, tenho varias que me ajudam a executar meus trabalhos, arte ou simplesmente gambiarras. Depois quero compartilhar com os amigos algumas coisas que fiz e que pra mim são muito uteis. Parabéns pelo blog! Flavio Lopes - Belo Horizonte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Flávio. E se você costuma publicar seus trabalhos na internet, deixe o link aqui, gostaria de ver. Um abraço.

      Excluir
  5. Adoro fazer coisas diferentes e achei você um camarada criativo... muito bom teu blog.
    As idéias e conselhos são inteligentes.
    Abraço, cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras de incentivo. E volte sempre para ver as novidades no blog. Um abraço.

      Excluir
  6. muito legal, ja trabalho com esses resistores de 5 e 10w a algum tempo e nunca tinha pensado nisto, parabéns!!

    ResponderExcluir
  7. Amigo eu tenho 15 anos e sou apaixonado em eletronica elétrica..
    Parabéns pelo seu projeto adorei!!!
    Você poderia me ajudar com algumas dúvidas para min também fazer o meu?
    Eu tenho uma fonte de 12v 18 Amperes ai tem jeito de fazer com ela?
    Qual resistor eu uso? Tem alguma formula?
    Se possível me manda um email natan.paranaiba@hotmail.com para min tirar minhas dúvidas e olha meu canal no youtube natan paranaiba tenho 4 vídeos de meus projetos :D.
    Tudo q eu sei até hj eu aprendi com essas pessoas q me ajudam com essa bondade, e pesquisando na internet... Acho q ja ta completando 1 ano e meio q estou aprendendo coisas na internet até mais !!!
    E novamento parabééns!! :D Vlw!!!

    ResponderExcluir
  8. Dr Ronaldo... preciso fazer uma mesa que se mantenha aquecida a 50° para trabalhos com resina ... gostaria de saber se o seu projeto acima se comportaria bem internamente à uma caixa feita material isolante térmico com uma chapa de metal como tampo da mesinha térmica. parabéns pelo Blog...tente fazer um site...rs....experimente o WIX.com...""é gratuito"" até quando você quiser...e tremendamente fácil de ser usado...com facilidades incríveis de postagens... BEM COMO CONSEGUIMOS CEDER-LHES NOSSO e-mail (rs)...para sermos comunicados de suas novas postagens...grato grd abç...rodolfo

    ResponderExcluir