domingo, 26 de junho de 2011

Frenage do Filtro de Ar 2.0


Se você ainda não conhece a saga do filtro de ar do meu carro, clique aqui e não pegue o bonde andando, porque essa postagem aqui é uma continuação.

Bem, agora que você já sabe que uma frenagem é um recurso de segurança usado em carros de competição e porque eu fiz isso no meu carrinho capenga, vamos ao que interessa. Como a coisa foi feita no improviso, resolvi dar uma caprichada. Embora o desempenho do primeiro tenha sido muito bom, fiz algumas modificações, como proteger o gancho que pega no filtro de ar para evitar riscar a futura pintura, uma forma melhor de pegar para remover, uma ancoragem mais caprichada e molas mais apropriadas.
O material usado foi esse aqui, cabo de aço revestido com nylon, usado em pesca. Não sei dizer a capacidade de tração que ele suporta, mas isso é irrelevante considerando o esforço que será aplicado. As anilhas são na verdade roletes retirados de velhas fitas de vídeo cassete, muito úteis nesses casos. As molas, segundo o balconista, são de acelerador de Fusca, mas não perguntei o modelo ou ano, custaram R$1,00 cada, e eu trouxe uma de reserva. 



Os ganchos antigos foram substituídos por novos, feitos de material mais espesso e resistente, e com uma alça para facilitar colocar e retirar, e a ponta foi revestida com uma mangueira de silicone, para evitar contato direto entre metal e tinta



Na primeira versão as ancoragens foram feitas na tampa do motor e na estrutura, mas o espaçamento não ficou bom, as molas ficaram mais pra um lado que pro outro, o que fez com que a pressão puxasse o filtro de forma desigual. Embora isso não tenha causado problemas até o dia de hoje, era uma coisa que me incomodava porque eu sabia que estava mal feito e era fácil de melhorar, então melhorei. Mudei os pontos de ancoragem, o da estrutura saiu de um buraco horizontal e foi para um vertical, mas como essa era para dentro de um perfil fechado, precisei adaptar. Pequei um pedaço de barra rosqueada de 1/4 com uma polegada de comprimento e fiz um furo passante, onde o cabo de aço atravessaria.



Em uma das pontas fiz um corte de aproximadamente 1,5mm, com o arco de serra, para encaixar uma chave de fenda que auxiliaria na fixação. O cabo de aço foi passado pelo furo e fechado com uma anilha, ficando assim:



O tal furo (assinalado com a seta) era pequeno, então foi aumentado com uma broca de 5,0mm e a rosca feita com a passagem de um macho de ¼.



Com o auxílio de uma porca sextavada e uma arruela de pressão esse conjunto foi firmemente ancorado à estrutura do carro.



Esse foi o ponto de fixação de um dos frenos do filtro, que ficou assim.



O segundo freto foi feito nos moldes do antigo, com a mesma arruela, inclusive, mas com a nova mola para termos pressões iguais dos dois lados. E a localização também mudou, indo do parafuso mais à direita, para o mais à esquerda, ainda na tampa do motor. A opção pela porca do tipo borboleta não tem qualquer valor técnico, eu apenas não tinha uma porca sextavada naquele fio de rosca.



E para finalizara, uma homenagem a uma outra gambiarra, da qual falarei num futuro próximo, e sem a qual esse serviço não poderia ter sido realizado à noite. Meu tripé de iluminação:


Espero que tenham gostado, e não esqueçam que comentários são sempre bem vindos.

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