quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Óculos de Segurança mais Óculos de Grau

Segurança é fundamental, disso ninguém duvida, seja operando um torno grosseiro ou simplesmente dando acabamento em uma peça de artesanato. Nunca é demais se proteger, e os olhos são sempre as áreas mais críticas, tanto por estarem mais expostos quanto pela dificuldade de recuperação de lesões. Óculos de segurança são indispensáveis, mas se você, assim como eu, já está tendo problemas de DNA (data de nascimento antiga) e precisa usar óculos de grau, esbarra num problema. Fazer óculos de proteção com grau é caro, e dependendo do seu grau, passa a ser muito caro, ainda mais que para muita gente as lentes têm que ser trocadas a cada ano, pois o grau muda. Os óculos que eu uso são multifocais e foram pagos em várias prestações, eu os protejo como um templário protegeria o Santo Graal, sem chances de ainda mandar fazer mais um par.
A solução então é usar óculos de proteção por cima dos de grau, desses que você encontra em qualquer loja de ferramentas, que tem CA e ainda custa baratinho, já que é um item de sacrifício (quebrou, arranhou, bateu alguma coisa? Joga fora).

 

Mas veja o que aconteceu quando tentei fazer isso:


Isso mesmo, meus óculos de grau são mais largos que os de proteção. O que fazer, comprar outro modelo? Era viável, mas aí não renderia uma gambiarra pra postar aqui, então vamos dar nosso jeito.
Primeiro é necessário desmontar os óculos, isso é mais fácil que falar mal da política, basta desencaixar esse pininho na parte central que alente solta na sua mão.


E fica assim:


Pay attention ao bizú, cubra as lentes com fita crepe para que elas não arranhem:




De um lado e do outro, assim você pode manusear a lente com mais tranquilidade.
O próximo passo é marcar a área a ser cortada. "Mas Ronaldo, quanto eu tenho que cortar?", você me pergunta. Depende! "Do que?" Do modelo dos seus óculos. Cada armação tem um tamanho e formato, você precisa colocar seus óculos junto aos de segurança e ver onde e quanto terá que ser cortado, aí cada caso será um caso.
Mas vamos ao meu exemplo, eu fiz a marcação com a sempre útil caneta para CDs, depois com o auxílio da minha Mini Serra Circular de Bancada (clique no link para conhecer) fiz dois cortes nas áreas demarcadas. 


Removi os excessos e dei acabamento com uma lima fina.



Pronto, colocada a lente de volta à armação, ficou assim:



E os óculos de grau encaixaram perfeitamente, ficando na distância ideal das lentes plásticas.


Caso você esteja se perguntando se a abertura não é um risco de entrada de corpos estranhos e que a proteção dos óculos tenha sido perdida, a resposta é não. Veja mais de perto, as hastes dos óculos de grau tampam bem a abertura tanto quanto dos lados, afinal esse modelo de óculos não é hermético.


Bem, espero que tenham gostado, voltei a postar, como havia prometido, mas ainda é uma coisinha simples, como eu já tinha dito. Com o tempo começarei a fazer coisas mais elaboradas.
 Agradeço e deixo um abraço à todos aqueles que não desistiram e continuam visitando o Blog, e também aos novos visitantes, fica sempre de pé o convite para que voltem sempre, e deixar comentário, perguntas, ou simplesmente um alô. Até a próxima.


That's it, hope you enjoy and feel free to leave comments and opinions. And do not forget to say your name, so I can better understand visitors.

16 comentários:

  1. meu amigo descobri seu blog e achei o maximo, tambem tenho minhas invenções, não desista de postar .

    um abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prometo não desistir, às vezes eu demoro para postar e para responder, mas é só por falta de tempo mesmo, Em breve vou ficar mais frequente. E se quiser divulgar suas gambiarras, fique à vontade, é só mandar que eu faço uma matéria bem legal sobre ela.
      Um abraço.

      Excluir
  2. Opa!!
    Cara!, gostei muito do blog, gambiarras muito bem feitas.
    Quem sabe você possa me ajudar. Estou instalando um ar condicionado split, minha dúvida esta nas conexões das tubulações, em de que forma proceder no caso de não utilizar a bomba de vácuo ou qualquer outro equipamento específico para instalar este equipamento. Seria somete conectar e abrir, acredito que não pois não deve conter ar no sistema apenas o gás, como fazer??
    Valeu! sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, rapaz, aí você me derrubou na curva. Ar condicionado split, infelizmente, pra mim é um mistério. Há algum tempo eu quis comprar um, e decidi fazer eu mesmo a instalação. Nada feito, pesquisei na internet e só tive dois tipos de retorno, de pessoas que sabiam tão pouco quanto eu, e de gente que realmente sabia, mas escondia o jogo, tentava me dissuadir de fazer eu mesmo, ou pior, dava informações erradas. Demorei tanto tentando achar a solução que o calor acabou e acabei desistindo de comprar o aparelho. Como logo depois mudei para casa que já tinha espaço para aparelhos convencionais, decidi por esses modelos mesmo, e o split foi arquivado. Sinto muito, GTR, mas essa eu vou ficar te devendo.
      Caso um dia eu encontre uma boa alma que me dê as dica certas, prometo fazer uma matéria bem completa, dando o passo a passo de como instalar um ar split sem segredo.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Realmente não se encontra informações suficientes para uma instalação de confiança.
      Eu moro no interior do estado do Pará, aqui cobra-se 250 reais a instalação, mas ninguém utiliza a tal bomba de vácuo. Então fiz a ficção das unidades condensadora e vaporizadora, ficando apenas a confecção da tubulação e as ligações, então no final das contas o custo ficou em 30 reais, uma bela economia, claro que o profissional era amigo de longa data, mas ta valendo.
      Valeu! já estou seguindo o blog!
      Sucesso!

      Excluir
    3. Fico feliz em saber que deu tudo certo, GTR. Preciso encontrar uma boa alma que me dê uma instrução de como se trabalha com ar split, mas os que eu já vi pareciam amadores que faziam as coisas sem saber o porquê, como se tivessem aprendido vendo e só sabiam repetir os mesmos movimentos.
      Mas vou continuar pesquisando, certamente outras pessoas passarão por aqui com a mesma dúvida e nem todas tem a sorte de ter um amigo instalador.
      Obrigado por seguir o blog, um abraço.

      Excluir
  3. Respostas
    1. AEEE, alguém sentou minha falta!
      Então, demorei porque estava estudando muito, mas agora a coisa deu uma acalmada e estou de volta, mas ainda em fase de criar novas gambiarras para dividir com os amigos do blog. Tem que ser coisa boa, se não não vale a pena mostrar. Em breve novas postagens e uma novidade, vou pegar alguns produtos, testar e escrever à respeito, dando uma opinião sobre os resultados. Um abraço.

      Excluir
  4. Olá Ronaldo,
    Estava pesquisando na internet sobre óculos de segurnaça e descobri este blog.
    Achei muito interessante.Será que você permite que eu divulgue o seu blog em um forum de bricolagem do qual participo?

    Abraços

    SergioN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, não só permito, como te agradeço. Olha, embora seja feito com todo carinho, eu não divulgo o blog. As duas divulgações eu eu tive até hoje foram de visitantes que mencionaram o Gambiarras nos seus blogues, e de um amigo que fala de mim no Face. Pra você ter uma ideia, segundo as estatísticas do Blogspot, quase 98% das minhas visitas são a partir de sites de busca. As pessoas jogam, por exemplo, "óculos de segurança", no Google ou em outro buscador, e acabam chegando aqui.
      Então, se você fizer essa divulgação, estará me ajudando. Um abraço.

      Excluir
  5. Boa. Não uso oculos então preciso mas quem sabe no futuro né kkk :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, DDL93, eu uso faz pouco tempo. Um dia o equipamento começa a falhar, aí já viu, né?
      Um abraço.

      Excluir
  6. Amigo estava procurando por óculos de segurança, quando achei o seu blog, foi no mesmo momento já fiz no meu óculos e deu super certo, agradeço e parabéns por todos as suas gambiarras que tem ajudado a todos.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, resolvi meu problema. Parabéns pelo blog, muiiito útil Ronaldo.

    ResponderExcluir
  8. É interessante a idéia , mais perde toda garantia registrada no CA do produto , pra vc como eu que usa óculos existe abas de proteção, onde se coloca nas hastes do seu óculos convencional !
    Detalhe prejurativo se vc tem aquele celular de última geração , por que não ter dois óculos ,um de grau pra o dia a dia e outro de grau com abas de proteção !
    Minha opinião é minha posição e prática !
    Informação sou TST formado e especializado em algumas NR !
    Cuidado com sua saúde !

    ResponderExcluir